Livros infantis – Dia Mundial do livro

GRATIDÃO

Gratidão a todos os livros do mundo, pequenas caixas onde estão guardados os textos, pequenas caixas onde estão guardadas emoções, vivências, paisagens, descobertas, fotografias e outras artes, e muito, muito mais!

São caixas mágicas, essas que colocam à nossa disposição todos esses ofícios transformadores, modeladores das nossas vidas e que, ao mesmo tempo que os oferecem, os guardam, esperando por outro alguém que os descubra, que os abra e os saboreie!

São gritos de alerta, por vezes (tantas vezes!) tentando, em vão, fazer-se ouvir, como outrora Cassandra, a figura mítica grega, a profetiza em quem ninguém acreditou!

Muitos têm sido, porém, os que os procuram e seguem com eles o seu caminho, guardando-os, em casa ou na alma, como tesouros muito preciosos.

A todos os que os escrevem, os que os têm escrito ao longo dos tempos, a todos os que deles têm feito o cofre de memórias da humanidade, o nosso enorme agradecimento!

A todos os livros proibidos, queimados ou de outra forma irracionalmente destruídos para que não seguissem o seu caminho até ao leitor, o nosso lamento!

Lamentamos também não podermos prometer que tais atos não vão acontecer mais.

Porque é preciso alertar os pequenos leitores para esta realidade, deixamos como sugestão:

The Librarian of Basra, de Jeanette Winter, escritora e ilustradora americana (USA) de livros para os mais novos.

É a história de uma biblioteca que é poupada à destruição pela guerra, porque a sua guardiã resolve (com ajuda de algumas pessoas) ir levando, aos poucos, os livros para a sua própria casa.

Apesar de estar escrito em língua inglesa, está disponível para compra em Portugal.

Já agora, porque falamos desta autora e de livros, fica também a sugestão:

Biblioburro, outra história baseada em factos verídicos, que conta como um homem usa os seus burros para percorrer o seu país (Colômbia) a emprestar livros.

Esta obra está disponível em língua espanhola.

São 2 livros sobre livros, que falam de outras realidades geográficas e culturais, o que tem grande potencial de enriquecimento para os nossos pequenos leitores.

FELIZ DIA DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR!

Nina Cachopas Caeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima